Álvaro Dias rebate críticas sobre Hospital Municipal e diz que é “normal” deixar obras inacabadas

Ex-prefeito de Natal afirmou que grandes obras podem atravessar diferentes administrações
Álvaro Dias
Álvaro Dias - Crédito: ALRN

Resumo da Notícia

  • Álvaro Dias afirmou à TV Tropical que é “natural” e “normal” que obras públicas comecem em uma gestão e sejam concluídas por outra.
  • O ex-prefeito defendeu o Hospital Municipal de Natal, inaugurado em 2024 sem pleno funcionamento, e disse que a unidade terá 300 leitos.
  • Álvaro citou obras como o Asfalto Novo, a Avenida Felizardo Moura, mais de 100 praças, 2.500 apartamentos e o novo Plano Diretor.
  • Nina Souza disse à 96 FM que a inauguração do hospital antes da conclusão foi um “erro”, mas afirmou que a obra não concluída não é irresponsabilidade de Álvaro.
  • A vereadora citou emendas de Rogério Marinho e Styvenson Valentim, além de financiamento, e disse que a previsão é entregar o hospital em pleno funcionamento no fim de julho.

O ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (PL) voltou a defender sua gestão diante das críticas sobre obras que foram inauguradas sem pleno funcionamento, entre elas o Hospital Municipal de Natal. Pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, ele afirmou que é “normal” e “natural” que grandes empreendimentos públicos comecem em uma administração e sejam concluídos por outra.

A declaração foi dada em entrevista à TV Tropical, nesta quinta-feira (18), ao comentar questionamentos de adversários sobre o hospital, inaugurado no fim de seu mandato, em 2024, sem que a estrutura estivesse totalmente concluída. Mesmo após a cerimônia, a unidade ainda não recebeu pacientes.

Ficaram algumas obras inacabadas. É natural, é normal. Por exemplo, a Barragem de Oiticica foi entregue uma parte pelo presidente Jair Bolsonaro, outra parte pelo presidente Lula. É assim, as obras são assim, elas são demoradas”, declarou.

Álvaro usou a comparação com a Barragem de Oiticica para sustentar que obras de maior porte costumam ter prazos longos e podem passar por mais de uma gestão. Ao tratar especificamente do Hospital Municipal, afirmou que a unidade representa “o maior investimento da história da saúde pública do Rio Grande do Norte” e terá 300 leitos.

Segundo o ex-prefeito, a abertura ainda não ocorreu porque o atual prefeito, Paulinho Freire (União), decidiu ampliar a estrutura antes de entregar o hospital em funcionamento definitivo.

Eu respeito, até louvo a iniciativa que ele teve de ampliar a infraestrutura antes de entregar o hospital definitivamente à população”, afirmou.

Ex-prefeito cita obras e Plano Diretor

Embora tenha admitido que algumas intervenções ficaram pendentes, Álvaro rejeitou a leitura de que sua gestão tenha sido marcada por obras inconclusas. Na entrevista, ele buscou inverter o foco da crítica e passou a listar realizações da administração municipal.

Nós somos o prefeito das obras acabadas”, declarou.

Entre os projetos citados, o ex-prefeito mencionou o Programa Asfalto Novo, que, segundo ele, recebeu investimento de R$ 120 milhões para recapeamento das principais vias da capital. Também citou a requalificação da Avenida Felizardo Moura, a recuperação e modernização de mais de 100 praças públicas e a entrega de 2.500 apartamentos destinados à população de baixa renda.

Álvaro também atribuiu à sua administração a retomada do crescimento urbano de Natal. Para ele, o principal marco foi a aprovação do novo Plano Diretor, após duas décadas de defasagem da legislação anterior.

Cobertura relacionadaJustiça manda Meta revelar quem está por trás de perfis pró-Allyson no RN

O ex-prefeito afirmou que a revisão das regras urbanísticas permitiu a volta de investimentos privados na cidade. Segundo ele, mais de R$ 5 bilhões estão sendo aplicados pela iniciativa privada em novos empreendimentos, com geração de cerca de 30 mil empregos.

Natal retomou o seu crescimento e o seu desenvolvimento graças ao novo Plano Diretor”, disse.

Na mesma entrevista, Álvaro afirmou ter encerrado o mandato com 65% de aprovação popular e classificou a administração como “uma gestão vitoriosa”. Segundo ele, a experiência acumulada na Prefeitura de Natal fortalece sua pré-candidatura ao Governo do Estado e demonstra capacidade para uma eventual gestão estadual.

Nina Souza diz que inauguração foi um erro

Também nesta quinta-feira, a vereadora de Natal Nina Souza (PL), aliada de Álvaro Dias e companheira do prefeito Paulinho Freire, fez uma avaliação diferente sobre a cerimônia de inauguração do Hospital Municipal. Em entrevista ao programa Contraponto, da 96 FM, ela afirmou que a entrega simbólica da unidade antes da conclusão foi um “erro”.

Houve um erro, no meu entendimento, e eu já falei isso claramente, porque eu sou uma pessoa muito objetiva com meus posicionamentos”, declarou.

Nina disse que Álvaro se deixou levar pelo tamanho da obra e pela proximidade do fim do mandato.

Aquilo ali é uma obra extraordinária, vai mudar a saúde não só de Natal como do Estado. O maior hospital público do Estado. Lindíssima, com mais de 200 leitos. E ele ali, na iminência de sair, se empolgou e fez ali uma inauguração”, declarou.

Apesar da crítica ao ato de inauguração, a vereadora defendeu que a gestão de Álvaro entregou muitas obras e afirmou que elas “mudaram a cara de Natal”. Para Nina, a capital “hoje é outra cidade”, com crescimento urbano, prédios sendo construídos, pessoas trabalhando e indicadores positivos.

Vereadora cita recursos e previsão para julho

Nina também ponderou que o hospital não entrou em funcionamento logo após a inauguração por causa de pendências financeiras necessárias à conclusão do investimento. Ela fez questão de separar a crítica ao ato político da inauguração da responsabilidade pela obra ainda não estar totalmente finalizada.

Por óbvio que não estava concluída a obra e essa não conclusão não é irresponsabilidade dele não. Isso aqui a gente tem que deixar muito claro”, disse.

A vereadora citou emendas do senador Rogério Marinho (PL) e do senador Styvenson Valentim (Podemos), além da busca por financiamento para viabilizar a conclusão e o funcionamento da unidade.

Rogério Marinho e Styvenson inseriram emendas, bem como recurso de financiamento. Foi-se buscar recurso de financiamento para que se pudesse fazer a conclusão”, afirmou.

Segundo Nina, a expectativa é que o Hospital Municipal seja entregue em pleno funcionamento no fim de julho.

Nós estamos na iminência, agora sim no final de julho, dessa obra ser entregue em pleno funcionamento”, disse.

A discussão sobre o hospital deve continuar no centro do debate político em Natal e no Rio Grande do Norte. Para Álvaro, a obra é apresentada como parte do legado de sua administração. Para críticos, a inauguração sem funcionamento virou símbolo de uma entrega antecipada. Nina, mesmo aliada do ex-prefeito, reconheceu erro na cerimônia, mas defendeu que o equipamento terá impacto relevante na saúde pública quando passar a receber pacientes.

Assistir vídeo