Serviço N10 RN
Natal 26,1°C Poucas nuvens Parnamirim 25,7°C Céu limpo Mossoró 27,4°C Poucas nuvens Caicó 31,2°C Poucas nuvens Pau dos Ferros 32,0°C Poucas nuvens Dólar R$ 5,1886 BCB Euro R$ 5,9028 Frankfurter Selic 14,25% a.a. BCB IPCA 0,58% mensal Balneabilidade consultar serviço Maré em Natal consultar serviço Trânsito consultar serviço Natal 26,1°C Poucas nuvens Parnamirim 25,7°C Céu limpo Mossoró 27,4°C Poucas nuvens Caicó 31,2°C Poucas nuvens Pau dos Ferros 32,0°C Poucas nuvens Dólar R$ 5,1886 BCB Euro R$ 5,9028 Frankfurter Selic 14,25% a.a. BCB IPCA 0,58% mensal Balneabilidade consultar serviço Maré em Natal consultar serviço Trânsito consultar serviço

Prefeitura do Natal terá ponto facultativo na segunda (29); serviços do Estado funcionam até 11h

Serviços essenciais da Prefeitura, como saúde, segurança, fiscalização e atividades indispensáveis, serão mantidos.
Fachada da Prefeitura do Natal, um edifício histórico de cor azul e branca, com carros estacionados na rua.
Crédito: Arquivo Secom

Resumo da Notícia

  • A Prefeitura do Natal decretou ponto facultativo para a segunda-feira (29) em razão do Dia de São Pedro.
  • Serviços essenciais do município, como saúde, segurança e fiscalização, serão mantidos em regime especial.
  • Órgãos estaduais no Rio Grande do Norte terão expediente reduzido, funcionando das 7h às 11h na segunda-feira.
  • A alteração no horário dos serviços estaduais é devido à partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, não ao Dia de São Pedro.
  • O atendimento regular da Prefeitura será retomado na terça-feira (30).
  • A população deve se programar e observar as diferenças de funcionamento entre os serviços municipais e estaduais.

A Prefeitura do Natal terá ponto facultativo na segunda-feira (29) em razão do Dia de São Pedro, data tradicional no calendário cultural e religioso das festividades juninas. Com isso, o atendimento regular nos órgãos municipais será suspenso, mas os serviços considerados essenciais continuarão funcionando.

A medida está prevista no Decreto nº 13.643, de 30 de dezembro de 2025, que definiu o calendário de feriados e pontos facultativos da administração pública municipal para 2026. A regra alcança órgãos e entidades da administração direta, indireta, autárquica e fundacional do Município.

Na prática, repartições municipais que prestam atendimento administrativo ao público não terão expediente normal na segunda-feira. O funcionamento será retomado na terça-feira (30).

O que fecha na Prefeitura do Natal?

O ponto facultativo vale para a estrutura administrativa da Prefeitura do Natal. Isso inclui secretarias, autarquias, fundações e demais órgãos vinculados ao Município, quando não estiverem ligados a atividades essenciais.

A orientação atinge principalmente serviços administrativos, protocolos presenciais e atendimentos que dependem de expediente interno. Por isso, quem precisa resolver demandas em órgãos municipais deve se programar para antes da data ou aguardar a retomada na terça-feira.

Serviços essenciais continuam

A Prefeitura informou que os serviços essenciais serão preservados. Devem ser mantidas atividades de áreas como saúde, segurança, fiscalização e outros serviços indispensáveis à população.

Cada secretaria municipal é responsável por organizar escalas, plantões ou regimes especiais de funcionamento, conforme a necessidade do serviço. A regra busca evitar interrupção em atividades que não podem parar, mesmo em dia de ponto facultativo.

Cobertura relacionadaCâmara municipal concede título de cidadão natalense a Frei Gilson

Serviços estaduais terão expediente até 11h

No caso do Governo do Rio Grande do Norte, a situação é diferente. O calendário anual do Estado não prevê ponto facultativo estadual no Dia de São Pedro.

Apesar disso, os órgãos estaduais terão horário especial na segunda-feira por causa da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Como o jogo do Brasil está marcado para as 14h, o expediente interno e externo da administração estadual será das 7h às 11h.

A mudança segue decreto publicado pelo Governo do RN em 23 de junho, que adaptou o funcionamento dos órgãos estaduais nos dias úteis em que o Brasil estiver em campo. A regra estabelece horários diferentes conforme o início das partidas.

Como fica o funcionamento na segunda-feira (29)

ServiçoFuncionamento
Prefeitura do NatalPonto facultativo pelo Dia de São Pedro
Órgãos municipais administrativosSem expediente regular
Serviços essenciais do MunicípioMantidos ou em regime especial
Governo do RNSem ponto facultativo por São Pedro
Órgãos estaduaisExpediente das 7h às 11h por causa do jogo do Brasil
Atendimento municipal regularRetorna na terça-feira (30)

Ponto facultativo não vale automaticamente para todos

O ponto facultativo da Prefeitura do Natal não significa feriado geral para toda a cidade. A medida vale para a administração pública municipal.

Empresas privadas, comércio, bancos, escolas particulares e repartições de outras esferas seguem regras próprias. No caso dos órgãos estaduais, a segunda-feira terá expediente reduzido por causa da Copa do Mundo, não pelo Dia de São Pedro.

Assim, o cidadão deve observar a diferença entre os serviços municipais e estaduais antes de se deslocar. Enquanto a Prefeitura terá ponto facultativo, o Estado funcionará em horário reduzido, das 7h às 11h.

Data integra o ciclo junino

Celebrado em 29 de junho, o Dia de São Pedro encerra simbolicamente o ciclo dos santos juninos, depois das festas de Santo Antônio e São João. Em Natal, a data aparece tradicionalmente no calendário municipal e costuma alterar o funcionamento da administração pública.

Neste ano, a data coincide com uma segunda-feira e também com jogo do Brasil na Copa, o que muda a rotina tanto de servidores municipais quanto de servidores estaduais.

Para a população, o principal efeito prático é a necessidade de antecipar serviços presenciais da Prefeitura e ficar atenta ao horário reduzido nos órgãos do Estado.