Serviço N10 RN
Natal 25,3°C Céu limpo Parnamirim 24,8°C Céu limpo Mossoró 26,3°C Garoa Caicó 25,9°C Poucas nuvens Pau dos Ferros 28,2°C Poucas nuvens Dólar R$ 5,1886 BCB Euro R$ 5,9028 Frankfurter Selic 14,25% a.a. BCB IPCA 0,58% mensal Balneabilidade consultar serviço Maré em Natal consultar serviço Trânsito consultar serviço Natal 25,3°C Céu limpo Parnamirim 24,8°C Céu limpo Mossoró 26,3°C Garoa Caicó 25,9°C Poucas nuvens Pau dos Ferros 28,2°C Poucas nuvens Dólar R$ 5,1886 BCB Euro R$ 5,9028 Frankfurter Selic 14,25% a.a. BCB IPCA 0,58% mensal Balneabilidade consultar serviço Maré em Natal consultar serviço Trânsito consultar serviço

Renan Bragança exalta elenco e diz que o América-RN vai brigar pelo título

Goleiro renovou contrato até 2029, afirmou que não pretende se acomodar e destacou que o Alvirrubro mira o título da Série D, não apenas o acesso.
Renan Bragança
Renan Bragança, América-RN — Crédito: Gabriel Leite/América FC

Resumo da Notícia

  • O goleiro Renan Bragança renovou contrato com o América-RN até 2029, reforçando seu vínculo com o clube.
  • Renan Bragança afirmou que o objetivo do América-RN é o título da Série D, não apenas o acesso à Série C.
  • O goleiro expressou forte identificação com o América-RN e a torcida, sentindo-se em casa no clube.
  • América-RN possui a melhor defesa da Série D e abriu vantagem de 3 a 0 contra o Fluminense-PI no jogo de ida.
  • A equipe manterá a postura ofensiva na partida de volta na Arena das Dunas, buscando a classificação e o título.

O goleiro Renan Bragança seguirá no América-RN em um momento decisivo da temporada. O jogador renovou contrato até 2029 e, em meio ao mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro, reforçou que a permanência no clube não muda a cobrança por desempenho.

A renovação amplia o vínculo do camisa 1 por mais três temporadas e chega em uma fase em que o América-RN disputa o acesso nacional. O Alvirrubro abriu vantagem na segunda fase ao vencer o Fluminense-PI por 3 a 0, em Teresina, e decidirá a classificação na Arena das Dunas.

Renan, porém, trata o novo contrato como continuidade de trabalho, não como ponto de chegada.

Ao comentar a renovação, o goleiro destacou o período que já tem no clube e colocou o acesso como uma das metas imediatas. A fala também mostra a ambição de recolocar o América-RN em divisões superiores do futebol brasileiro.

Já são três anos que eu estou aqui. Mais três anos que eu espero cumprir esse contrato com objetivos traçados. Um deles é o acesso esse ano. Se Deus quiser, nós vamos conseguir. Botar o América na Série C, na Série B, quem sabe na Série A de volta e entrar na história“, falou.

A declaração tem peso pelo contexto. O América-RN está em uma competição em que o acesso depende de regularidade, controle emocional e força nos confrontos eliminatórios. A vantagem construída fora de casa ajuda, mas não encerra a disputa.

Identificação com o clube

Renan também falou sobre a relação criada com o América-RN e com a torcida. O goleiro não tratou a permanência apenas como decisão profissional. Na entrevista divulgada pelo clube, afirmou que já se sente parte do ambiente americano.

Eu sou muito feliz aqui. Não escondo de ninguém. Eu sou um torcedor americano, já me sinto em casa aqui. Defendo esse clube como eu defendo a minha família em casa, como eu defendo quem eu amo. E eu amo esse clube, todo mundo sabe disso“, contou.

A identificação com o clube aparece em um momento de pressão esportiva. O América-RN entra na reta decisiva da Série D com expectativa alta, especialmente pelo desempenho defensivo e pela campanha construída até aqui.

Cobertura relacionadaShopping Cidade Verde terá corrida indoor inédita no RN neste fim de semana

Mesmo com o contrato ampliado até 2029, Renan afirmou que a permanência aumenta a responsabilidade. O goleiro reconheceu que precisa seguir evoluindo para manter espaço e desempenho dentro do elenco.

Não é só porque agora eu tenho um contrato de mais três anos que eu vou me acomodar. Bem pelo contrário. Eu tenho que trabalhar mais para manter e melhorar, porque eu tenho muito a melhorar. Tenho certeza disso“, reforçou.

A fala dialoga com o momento do América-RN. Em mata-mata, o rendimento individual pesa, mas o funcionamento coletivo costuma decidir. E a equipe chega à volta contra o Fluminense-PI com margem confortável, mas ainda com a classificação a confirmar.

América-RN tem vantagem, mas mantém postura ofensiva

O América-RN venceu o Fluminense-PI por 3 a 0 no jogo de ida da segunda fase da Série D. O placar permite administrar o confronto, mas Renan afirmou que a orientação do técnico Ranielle Ribeiro não é atuar apenas para segurar resultado.

Segundo o goleiro, o time vai manter a postura adotada ao longo da temporada. Além da vaga, uma campanha sólida pode ser importante para garantir ao clube o direito de decidir confrontos em casa nas próximas fases.

O professor fala para nós desde o começo do ano que a gente nunca vai jogar por resultado. Nunca vai jogar para manter tabela. A gente sempre vai jogar para ganhar. E não vai ser diferente“, disse.

A partida de volta será neste sábado, na Arena das Dunas. O América-RN chega com três gols de vantagem, mas o discurso interno é de concentração para evitar qualquer risco de acomodação.

Melhor defesa da Série D

Um dos pilares da campanha americana é o sistema defensivo. Com apenas três gols sofridos, o América-RN tem a melhor defesa da Série D. Para Renan, o número não é mérito isolado do goleiro ou dos defensores.

São os 11 que defendem. Não é só o goleiro, não são só os zagueiros. Os atacantes também pressionam muito. Isso mostra que não é só a parte defensiva. É um trabalho de todo mundo“, pontuou.

A leitura ajuda a explicar o desempenho do time. A solidez defensiva começa na pressão dos atacantes, passa pelo meio-campo e chega à última linha. Em confrontos eliminatórios, esse equilíbrio pode ser determinante, principalmente quando a equipe joga com vantagem no placar agregado.

Apesar de o acesso ser o objetivo mais imediato, Renan Bragança colocou a régua mais alta. Para o goleiro, o tamanho do América-RN obriga o elenco a pensar além da vaga em uma divisão superior.

A gente não mira o acesso. A gente mira o título, porque a gente defende um time grande. Todo campeonato que joga, o América pensa em título. O acesso é consequência“, finalizou.

A frase resume o tom do clube nesta fase da temporada. O América-RN está em vantagem, tem a melhor defesa da competição e conta com um goleiro recém-renovado até 2029. Agora, precisa transformar o momento favorável em classificação, mantendo o nível competitivo que o colocou em posição forte no mata-mata.